Vamos aprender o que são os lindos terrários e conhecer as melhores dicas para fazer em casa e decorar os cantinhos de seus cômodos
Talvez você tenha aberto essa matéria e nesse momento esteja se perguntando o que é um terrário para plantas. Já vou logo te respondendo então para ficar esclarecido, que o terrário não é nenhum bicho de sete cabeças.
O terrário é um recipiente aberto ou fechado onde pode-se cultivar certas espécies de plantas, simulando um ambiente natural para elas.
Quer saber mais sobre terrário e como fazer um? Leia esse artigo até o final e fique por dentro de tudo!
Terrário – mas o que significa isso?
Estamos vivendo em uma época onde muitas pessoas por trabalharem fora, não têm tempo de cultivarem suas plantas em um jardim, ou em algum espaço de suas casas ou mesmo por morarem em apartamentos sem espaço suficiente.
Sugerimos para leitura:
Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas
O terrário surge então como uma solução para estas pessoas e para alguma outras que gostam de fazer experiências. O terrário é um recipiente onde se reproduzem as condições ambientais para diferentes seres.
Além de prático, um terrário alegra os ambientes dando vida e harmonia. São diversos tipos de materiais e tamanhos que podem ser:
- Vidro
- Madeira
- Rede metálica
- Acrílico
- PVC
Nessa composição do terrário, uma das paredes sempre é de vidro ou acrílico, pois permite a entrada de luz para realizar a fotossíntese, e normalmente contém no seu interior os seguintes componentes:
- Pedras
- Carvão
- Terra
- Plantas
Sugerimos para leitura:
Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas
Terrário – O que colocar dentro
Um terrário se refere a pequenas estufas onde um ambiente natural tropical é recriado, possibilitando o cultivo de plantas tropicais e subtrocais. Vejamos então o que pode ser colocado no recipiente para terrário:
- Recipiente do tamanho que achar necessário, podendo ser de vidro ou outro material, e também poderá ser colorido!
- Tipos de areias coridas próprias e de sua preferência
- Pedras de sua preferência (próprias para o terrário)
- Palitos de madeira
- Musgos
- Funil grande
- Enfeites diverso para sua decoração
- Plantas de sua preferência: as ideiais são as suculentas, mas tem outras
- Terra de sua preferência
O terrário alegra muito um ambiente e poderá ficar tanto do lado de dentro quanto do lado de fora da casa e agora com o material todo, vou te explicar como fazer um terrário.
Leia também: Com Cuidar de Tulipa: Guia Completo
Como fazer um terrário – fechado é uma opção
Agora que você já tem todo o material de terrário, vamos colocar as mãos na obra e o terrário fechado ficará lindo. O terrário fechado será motivo de muita curiosidade por parte das pessoas que o virem. Então vamos lá!
Existem algumas espécies de plantas tropicais que geralmente são mantidas dentro de um terráreo fechado, as quais podem ser:
- Musgos
- Orquídeas
- Samambaias
- Plantas áreas
Essas plantas sobrevivem muito bem dentro de um terrário fechado devido as condições serem similares ao ambiente úmido dos trópicos. Legal né! Então, dessa forma deverá manter o terrário selado permitindo a circulação de água.
Sugerimos para leitura:
Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas
Uma vez por semana o terrário deverá ser aberto para remoção do excesso de umidade do ar que ficam nas paredes do recipiente. Fazendo esse procedimento de remoção de umidade o terrário se manterá longe de fungos.
Leia também: Rosa do Deserto: Cultivo e informações dessa planta resistente
Você deve prestar bastante atenção nessa parte, pois os fungos crescem na parede do terrário fechado danificando as plantas e descolorindo os lados do terrário. Como fazer um terrário, não é tão difícil viu?
Terrário fechado – Qual o tipo de mistura colocar?
Tudo perfeito, para o terrário fechado é necessário algumas orientações para que exista boas condições de crescimneto para sua plantinhas.
O terrário fechado necessita de uma mistura especial de solo para garantir boas condições de crescimento e reduzir os riscos de danos feitos pelos micróbios, dessa forma um meio comum é o “peat-lite”, que deve ser estéreo.
Sendo essa mistura estéreo, evitará que micróbios se introduzam no terrário.
Terrário aberto e fechado – Existe diferença?
A diferença principal entre um terrário aberto e terrário fechado, são aas tampas. Os vidros do terrário aberto é sem tampa, onde são cultivados os mini jardins, onde qual tipo de vidro cairá bem nessa confecção de terrário.
Sugerimos para leitura:
Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas
Terrário aberto pode ser feito com:
- Compoteiras
- Aquários
- Redonas
- Bomboniere
- Mantegueiras
- Bols
- Pirex! E muitos outros recipientes!
Além da tampa, no terrário aberto as plantas são de vários tipos, como: cactos, suculentas que devem ser regadas de uma a duas vezes por semana, se for folhagem, 4 vezes na semana.
No terrário fechado a umidade que é criada nas paredes do vidro, devido a entrada de ar, é evaporada pela fresta da tampa, que fica um pouco frouxa e ainda podem ficar 6 meses sem rega! Tá percebendo as diferenças?
No terrário aberto, não pode molhar muito para que a quantidade de água acumulada no interior do vidro não apodreça a sua plantinha.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é um terrário e nele pode cultivar plantinhas como cactos, suculentas, mini samambaias dentre outras, está na hora de fazer o seu!
Então não perca tempo, corra logo e compre seu recipiente que pode se aberto ou fechado e garanta o bom gosto dentro do seu lar!
Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo! Até mais.