A melhor técnica para fazer Substrato para Orquídeas que tem uma ótima eficácia para sua plantas
Hoje vamos ensinar como preparar um ótimo Substrato para Orquídeas com ingredientes fácies, baratos mais muito funcionais. Esse substrato é ótima para o crescimento e manutenção da saúde das suas orquídeas. O substrato é feito de forma simples, fácil e com baixo custo.
O que é o Substrato para Orquídeas?
Importância do Substrato para Orquídeas
Tem como maios finalidade e funcionalidade servir de apoio para a orquídea. As raízes ficar firmes e se agarras ao substrato, o que mantém a planta com firmeza e saúde. O substrato também retém umidade o que ajuda e beneficia a sua orquídea. Também é responsável para prover nutrientes para a planta que vem do adubo e por fim o substrato ajuda na circulação do ar nas raízes da orquídea.
Sugerimos para leitura: Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas
O Que Deixa o Substrato Bom ?
O melhor substrato para as orquídeas precisa tem boa densidade, deve possuir uma boa drenagem e estar em pedaços. Pode ser feito de materiais descartáveis pois ele não necessariamente passa nutrientes para a planta. Use materiais descartáveis para ajudar o meio ambiente.
Um substrato perfeito deve conter alguns desses itens:
Casca de arroz carbonizada
Isopor ou poliestireno expandido
Seixo rolado de rio, pedra brita, rochas em geral
Casca de macadâmia
Casca ou tronco de madeiras
Casca de pinus
Carvão vegetal
Musgo esfagno
Fibra, Chips e casca de coco
Confira no final dessa matéria o passa a passo em vídeo demostrando como fazer um super Substrato para Orquídeas!
Leia também: Como fazer adubo orgânico caseiro com borra de café.
Onde Cultivar as Orquídeas?
Depende do tipo da sua orquídea. No caso da orquídeas monopodiais um vasinho pequeno de plástico já é uma ótima casa para sua planta. Devido a essa planta não crescer rapidamente, você pode usar essa recipiente por muito tempo. Já se for uma orquídeas simpodiais você precisará de um vaso maior e ter cuidados para trocar sempre que ele precisar. E nesse caso as simpodiais devem ser colocadas no recipiente na posição perto da borda e posicionar o ponto de crescimento para o centro do vaso, sendo assim esse vaso será usado por vários anos com esse exemplar.
Não se esqueça de pesquisar no mercado, existem lojas especializadas em jardinagem e paisagismo onde você encontra diversos tipo e modelos de vasos de todos o tamanhos e com pessoal capacitado que pode te passar dicas muito boas para o plantio de sua orquídea.
Sugerimos para leitura: Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas
Vasos de Cerâmica Queimada
O vaso de cerâmica é definitivamente o mais usado. Sua durabilidade e beleza conquista a todos. Eles retém mais umidade, e é muito mais resistente. Muito usado em regiões mais quentes onde a umidade é menor. Para regiões mais úmidas, atente-se para os cuidados com o vaso de cerâmica, pois pode acontecer de aparecer fungos.
Trata-se do tipo de vaso mais tradicional e que ainda tem o seu uso bastante difundido. São peças mais pesadas que podem ser usadas com o objetivo de reter uma maior quantidade de água de chuvas ou mesmo de regas. Esse tipo de vaso não é muito interessante para quem mora numa região de clima muito úmido uma vez que torna possível o surgimento de fungos.
Vasos Plásticos
Os vasinhos de plásticos tem durabilidade muito reduzida. Devido ao seu material que resseca muito com o sol e umidade. As raízes da plantas podem também estragar os vasos de plástico. Mas não deixam de ser uma alternativa para usar em orquídeas de porte menor.
Existe também soluções ecológicas e de reaproveitamento, tal como vasos de garrafa pet, plantar orquídea na madeira ou até mesmo em xaxim.
Sugerimos para leitura: Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas
Como preparar Substrato para Orquídeas passo a passo
Créditos do Vídeo: Canal Youtube Kohji Nagatani
Sugerimos para leitura: Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas