Ícone do site Tudo Sobre Orquídeas

Segredo para acabar com as folhas amarelas nas orquídeas de casa

Aprenda a salvar plantas com folhas murchas e moles e que estão desidratadas

Quando temos uma planta ou até mesmo uma orquídea que está em floração ou com muda devemos evitar o manuseio para evitar que ela perca as flores, sendo assim trocar de vaso ou de substrato é um dos exemplos que deve ser evitado.

Isso porque nessa fase é onde quase todas as energias se concentram na flor/muda e planta fica bastante exposta.

Um conselho que deve ser seguido é não retirar do vaso, a não ser que seja um caso muito extremo e se a orquídea não responder a esses procedimentos e a última coisa a ser feita para salvar seria a transferência.

Quando as folhas ficam amarelas?

A Mudança no aspecto, textura e coloração das das folhas de plantas e orquídeas costumam indicar que a planta está doente. O amarelamento surge devido a falta de clorofila nas folhas e, sendo assim, a planta não consegue transformar alimento em energia e começa a se desidratar podendo acarretar a sua morte.

Sugerimos para leitura:
Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas

Caso a orquídea ou sua planta não esteja em floração você deve trocar de vaso para que a mesma se sita melhor. Se reparar que as raízes estão encharcadas, você deve realizar esse procedimento e também poderá fazer a troca da terra ou do substrato.

Se as raízes da planta estiver muito encharcadas, o certo é deixar a planta de lado por um tempo, sem vaso, pode-se deixar até mesmo alguns dias até que ela seque por completo e volte a sua aparência normal. Depois disso deve ser feito a transferência de vaso.

ADUBAÇÃO

O adubo fornece as plantas os nutrientes sem os quais a não podem crescer sem! Sem assim, ele ajuda a acelerar processos inflamatórios e evita que as plantas fiquem doentes e murchas.

Mas como devo adubar minha planta?

Primeiramente devemos ler o rótulo com atenção.

Exemplo:
Se o adubo diz que devo aplicar a cada 15 dias, então eu terei que fracionar!

Se estiver escrito uma colher de café para um litro de água a cada 15 dias, como vou diminuir o intervalo para a metade do tempo, vou ter que diminuir a quantidade de adubo pela metade.

Ou seja, você vai usar 1/2 colher de café para um litro de água.

Mas o adubo é líquido? Como vou medir 1/2 colher de líquido?
Certo, nesse caso, dilua 1 colher de café em 2 litros de água em não e um litro.

Agora que aprendeu a diluir para a metade da dosagem, escolha um dia da semana e sempre nesse dia, faça a adubação para raízes.

Aplique com borrifador nas folhas e molhe bem o vaso também, como se estivesse fazendo uma rega normal.

Sugerimos para leitura:
Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas

REFORÇO NAS RAÍZES E NA VITALIDADE DAS FOLHAS

Além de adubar, um ótimo conselho é aumentar a umidade, pois as folhas moles, além de indicar sistema radicular (raízes) debilitado, pode ser sinal de que o ambiente está muito seco.

Um conselho para resolver isso é nos dias de temperatura alta, é borrifar, pelo menos uma vez no dia pela manhã as folhas com água e vitamina do complexo B (que vende em farmácias). Esse complexo B ajudará também nas raízes.

Para fazer essa misturar, dilua 3 gotas em 1/2 litro de água. Coloque em um borrifador e diariamente (em dias que estiver quente), aplique a solução diretamente nas folhas pela manhã. Suspenda isso apenas no dia da adubação semanal.

Hidrate sua planta corretamente

A melhor forma para recuperar suas plantas murchas por falta de água é usando um prato como recipiente.

Atente-se vasos que não possua furos, faça furinhos imediatamente em vasos que não possua.

Uma dica para evitar a rega excessiva, é colocar um prato de água embaixo do vaso. Com isso, as raízes irão sugar apenas o tanto de água necessário para reidratar a planta e mantê-la hidratada.

Repare em seus vasos e nossa dica é que todos devem ser assim, para permitir sempre o bom escoamento da água. Isso irá reduz muito as chances de encharcar a terra, e isso poderá diminuir as infecções fúngicas em sua plantas.

Faça a poda correamente

Plantas de interior precisam da poda para sobreviver, porque elas não tem para onde crescer.

Se a planta cresce demais, a terra em que ela está passa a não ser suficiente para sustentá-la e isso pode fazer com que ela murche.

Use sempre uma tesoura esterilizada para fazer isso a fim de evitar a contaminação de uma planta para a outra.

Sair da versão mobile