Quiabo é um vegetal que geralmente é cozido e comido como ensopado ou molho. No entanto, também é usado para fazer sabão e tecido
Tem uma textura macia, uma textura viscosa quando crua e um sabor suave. Existem dois tipos de quiabo: o quiabo africano e o quiabo comum.
O quiabo africano cresce até 2 metros de altura e tem folhas mais grossas que o quiabo comum. Além do uso culinário, o quiabo também é usado para fins medicinais.
Benefícios do quiabo para a saúde
Os benefícios do quiabo para a saúde incluem promover a saúde digestiva, diminuir os níveis de colesterol, tratar diabetes e reduzir o risco de câncer.
Possui vitamina C, fibras e potássio. Além disso, o quiabo possui cálcio, ferro, magnésio e vitaminas A e K. Também é excelente para reduzir a inflamação e promover a saúde cardiovascular.
Além disso, os ácidos graxos ômega-3 do quiabo ajudam na saúde do coração e seu magnésio ajuda no sono.
De acordo com médicos indianos, o quiabo é bom para os olhos devido ao seu beta-caroteno. Também possui propriedades adstringentes que limpam o sangue e promovem a cura.
A constipação é um dos problemas que podem ocorrer com o consumo regular de quiabo. A planta é eficaz no tratamento da constipação porque contém açúcares naturais que adoçam as fezes.
Além disso, o quiabo é uma fonte natural de fibra; consumi-lo aumenta a quantidade de fibras na dieta enquanto diminui as calorias ingeridas.
Isso o torna um suplemento ideal para dietas com falta de fibra alimentar. Além de tratar a constipação, o quiabo também é excelente para tratar diabetes devido ao seu alto teor de fibras solúveis.
Veja também: Benefícios do tamarindo e informações da fruta
Aumenta a quantidade de muco nos intestinos, o que equilibra os movimentos intestinais e evita a perda excessiva de pele em pessoas com diabetes.
O quiabo é uma excelente fonte natural de fibra dietética; tem o dobro da necessidade diária de fibras insolúveis e solúveis em uma dieta adulta média.
Além disso, a planta é rica em cálcio, magnésio, potássio, ferro, vitaminas A e C, ácido fólico e vitamina B6. A seiva do quiabo também é usada para fazer sabão; deixa um resíduo pegajoso nas superfícies quando lavado.
Como não contém seiva, este sabonete é isento de saponina – tornando-o seguro para pessoas com sensibilidade à saponina (por exemplo, pessoas com intolerância ao açúcar galactose).
O quiabo traz inúmeros benefícios à saúde quando consumido regularmente; você pode usá-lo para fazer refeições ou suplementos saudáveis ou como forragem para animais ou usos industriais (por exemplo, fabricação de tecidos).
Pessoas com vários distúrbios descobrem que comer quiabo ajuda na constipação devido aos seus açúcares naturais e são usados tanto medicinalmente quanto na culinária.