Orquídea Catasetum de altura em torno de 35 cm, folhas largas de 35 cm e largura de 8 cm, cor verde clara, de textura fina
Os pseudobulbos têm em torno de 20 cm são cilíndricos e várias folhas saem de cada um. As flores de 3 x 3,50 cm têm formato diferente do que as pessoas estão acostumadas a ver em orquídeas.
São esverdeadas e reunidas em grande inflorescência de comprimento que pode ir de 40 a 70 cm conforme a espécie. O florescimento ocorre na primavera e as flores podem durar até 10 dias na muda.
Para cultivar esta orquídea usar o substrato comum para orquídeas em recipientes de cerâmica ou plástico de boca larga.
Deixar em ripado protegido com sombreamento de 50%. A temperatura ideal de cultivo fica por volta de 10 a 35 0C, o que a torna viável para cultivo no país todo.
Este é um grupo de orquídeas com características muito fascinantes, as flores parecem cera e formas exóticas, além da peculiaridade de uma planta em que o pólen (substância cerosa composta por grãos de pólen) utiliza uma substância pegajosa em seu polinizador.
Leia também: Orquídea Bifrenária como cuidar e suas principais espécies
Esta é uma maneira muito estranha que as plantas usam para atingir seu objetivo, que é a perpetuação das espécies.
Como essa espécie desenvolveu a ponto tão extraordinário, uma arma de precisão que não falha e atinge o alvo de forma consistente, quando o alvo é atingido pela catapulta de pólen, devido à velocidade e força empregada no tiro, fazendo com que o polinizador se assuste e fazê-la voar para uma nova flor para que ela não polinize a mesma flor, mas outra flor, e ocorra uma troca de material genético, para que a planta possa desenvolver uma nova planta mais evoluída. Essas lentes podem atingir um alcance de seis polegadas.
Há também o fato curioso de que esse gênero de orquídea atrai uma abelha (pertencente à tribo Euglossini), e suas cores variam do metálico ao verde, azul metálico, roxo, vermelho e até o tradicional preto e amarelo.
Os homens são colecionadores de substâncias aromáticas de origem floral e não floral. Os pesquisadores ainda não sabem o motivo desse comportamento.
A explicação mais plausível é que a fragrância pode servir como um indicador de qualidade genotípica e fenotípica de machos para fêmeas.
Como cuidar da Orquídeas Catasetum
Água:
É um fator chave na produção de grandes pseudobulbos que levam a melhores flores.
Regue mais intensamente durante o período de crescimento e diminua quando o crescimento começar a parar.
Regue 3 vezes por semana durante a fase de crescimento das plantas.
Regue duas vezes por semana depois que as plantas terminarem de crescer.
Luz:
É uma orquídea que requer mais luminosidade do que outros gêneros, necessitando de 70% de luminosidade.
A luz tem um grande efeito em algumas variedades, pois determinará o sexo da flor.
Temperatura:
Cresce bem na faixa de temperatura de 26 graus Celsius a 37 graus Celsius e suporta até 13 graus Celsius. É uma planta muito bem adaptada aos climas tropicais.
Umidade:
A umidade fica em torno de 40% a 60% e uma boa ventilação previne doenças fúngicas ou bacterianas.
Fertilizar:
Para um bom desenvolvimento de seus pseudobulbos, a planta precisa ser adubada com um bom fertilizante nitrogenado, na fórmula 20-10-10, e à medida que novos brotos vão surgindo e amadurecendo, um fertilizante rico em fósforo (10-20-10 ).
Substrato:
As plantas têm maiores exigências de substratos ricos em nutrientes, que podem fornecer nutrientes às plantas.
Substratos como a fibra de coco são ótimos para o cultivo. Mas substratos como casca de pinus também são bons, mas apenas usar carvão ou outras substâncias inertes vai depender de uma boa adubação, principalmente líquida, para um bom desenvolvimento.
Envasamento:
Seu momento deve coincidir com o início de um novo crescimento.
São fáceis de transplantar, não sofrem muito estresse na troca de vasos e substratos, desenvolvem-se bem e aparecem rapidamente devido à boa floração.