Uma espécie diferente, a Orquídea Stanhopea é muito admirada pelo sua beleza e elegância
Aprenda detalhes da Orquídea Stanhopea e dicas de como cultivar na sua casa. Uma espécia de orquídea muito elegante e bela. As flores são maravilhosas e alegar qualquer ambiente em que estiver presente.
Descrição:
Orquídea de formato muito diferente das conhecidas, causando grande admiração quando florida.
Nome botanico:Stanhopea oculata (Lodd) Lindl. Família :Angiospermae – Família Orchidaceae e tem como origem: México, Colômbia, Norte do Brasil
O tamanho da planta é de 40 cm ou mais em exemplares mais velhos, com folhas longas de mais de 40 cm, largas e frisadas na cor verde escura.
Os pseudobulbos são semelhantes a outros gêneros de orquídeas.
As flores têm cor creme amarelada, pontuações em púrpura e máculas escuras dando a impressão de um inseto.
Modo de Cultivo Orquídea Stanhopea:
Temperatura – Ofereça uma temperatura média, algo entre 21 a 25ªC durante o dia e 10 a 15º durante a noite. Se a temperatura estiver confortável para você, também estará para elas por isso não se aprenda aos números.
Plantio – É necessário uma vaso bem aberto e pendente, é possível confeccionar um de tela de galinheiro e arame. O pendão floral sai por entre o substrato e os vãos da tela, formando grande inflorescência pêndula, muito ornamental.
Luz – Gostam muito de luz forte, algo em torno de 3000fc já é o suficiente, para fazer uma comparação, use a quantidade de luz que as Cattleyas gostam, nesse ponto elas são iguais. Evite a luz direto solar, isso fará mal para a sua orquídea.
Substrato – Cultivar em substrato bem leve e particulado para permitir o florescimento
Rega – As orquídeas Stanhopea tem um gosto peculiar e gostam de sempre se manterem úmidas. Repare sempre que a mesma estiver para ficar seca, você então deve regar novamente. Utilize no seu substrato esfagno, lã de rocha ou fibra de osmunda para reter mais umidade. Mas tome muito cuidado par não sufocar sua planta com regoas exageradas.
Umidade: Uma ótima umidade para elas é entre 70 a 90%. Em algumas espécies como a Stanhopea jenischiana, quando estiver no inverno elas precisam e descanso. Devido a isso regue só quando for necessário para manter os pseudobulbos úmidos e não ressecarem.
Quando eles crescerem, e derem flores, volte para as regas normais.
Coleção de fotos abaixo Orquídea Stanhopea:
Imagens da Internet