Confira ótima informações sobre a espécie de orquídea Orquídea Prosthechea vitellina para cultivar essa linda espécie de orquídea
Prosthechea vitellina (Lindl) Higgins 1997, mais conhecido pelo antigo nome de Encyclia vitellina , foi descrita em 1831 por John Lindley com base em plantas coletadas no México.
É uma orquídea com requisitos muito específicos de crescimento devido às condições do seu habitat natural. É uma planta de florestas da nuvem de México, Nicarágua, Honduras, El Salvador e Guatemala.
Lá vive tão epífitas em ramos com musgos e líquenes de alguns carvalhos e pinheiros, em especial, mas também em outras árvores, em altitudes entre 1.300 e 1.600 metros, muitas vezes acompanhado por várias espécies de Tillandsia.
Em áreas onde é mais abundante, é comum encontrar plantas que crescem na serapilheira, depois de cair dos ramos em que se estabeleceram.
As condições climáticas das áreas em que vivem, o tornam um adequado para o cultivo em estufas temperaturas frias unidade intermédia (entre 8 e 20 graus Celsius (46-68 F).
A precipitação ea seca também envolvem inúmeros riscos com um período de descanso de inverno marcante e umidade não inferior a 70%, tudo acompanhado por uma iluminação suave, protegida do sol direto, mas em nossas latitudes um pouco de sol de inverno no por do sol danificado e nem sempre com boa ventilação.
Se cultivo Pot é usado casca e garante drenagem eficiente para evitar o apodrecimento da raiz. Montado em madeira ou cortiça cobrindo as raízes com um pouco de musgo e mantê-lo úmido.
Os pseudobulbos crescendo agrupadas, são ovóides cerca de 6 cms. com até 3 de couro, folhas lanceoladas do que em plantas selvagens, muitas vezes têm alguns azulada.
Haste floral pode levar mais de 20 flores, sem cheiro, estrelado, 3-4 centímetros de diâmetro, com aparência plana e tons alaranjados ou avermelhados intensos, exceto o lábio e coluna geralmente luz amarela ou laranja.
Sugerimos para leitura:
Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas
Embora os indivíduos com diferentes tons claros são citados, alguns autores distinguem duas variedades prestando atenção apenas para o tamanho das flores: var. majus e var. giganteum.
Considera-se que são polinizadas por beija-flores, dada a disposição de peças florais, que procuram o néctar.
Floresce geralmente de abril a setembro, de modo que as sementes entre novembro e dezembro e gera um novo crescimento entre abril e junho, de dezembro a março é a estação seca e corresponde ao seu período de descanso.
Às vezes também pode florescer entre novembro e janeiro (datas coincidindo com fotografias tiradas no início de dezembro).
No México, é uma orquídea comum, é conhecida pelo nome popular de “Manuelitos” e, embora seja protegido pela norma oficial 059 (proteção especial), não é difícil encontrar à venda em algumas bancas do mercado, a partir de coleções ilegal na floresta.
Alguns tipos de agricultura e determinadas culturas, estradas de abertura e extração de madeira e enorme coleção são as principais ameaças à sua sobrevivência na selva.
Felizmente, em algumas florestas tornam-se tão abundante que se torna a espécie epífita dominantes. A sua comercialização internacional é regida pelo Anexo II da CITES.
Você encontrá-lo à venda em todo o país a partir do cultivo em estufas não autorizado. Sua cor intensa, tem ajudado a ser utilizado na obtenção de diversos híbridos comerciais.
Fonte: wikipedia