Como Fazer Mudas de Orquídea Em Sua Própria Casa sem ter trabalho e de maneira muito simples
Nesse vídeo mostro como fazer um meio de cultura em sua própria casa e como germinar algumas sementes de orquídea com poucos investimentos.
É um método bem simples, mas eu já germinei sementes de orquídea por diversas vezes usando esse método, por esse motivo que resolvi publica-lo, para que pessoas como eu possa ter essa grata satisfação.
É um método que requer muita assepsia pra evitar com que o meio de cultura não se contamine, porém, um único pote de sementes quando germinado adequadamente é o suficiente para gerar algumas centenas de novas mudas.
Sugerimos para leitura:
Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas
Veja também a Matéria: Preparando seu Substrato para Orquídeas Passo a Passo.
Confira algumas dicas para cuidar de orquídeas
Para quem já tem ou deseja ter orquídeas em casa, Fabbri dá algumas dicas de cuidados para deixá-las saudáveis e com flores por mais tempo:
- Mantê-las em local ventilado e bem iluminado;
- Regar uma vez por semana, mergulhando o vaso em um balde com água e deixar escorrer todo excesso;
- Uma vez por mês, colocar na terra uma colher de café de adubo orgânico (mistura de 50% de torta de mamona e 50% de farinha de osso).
- Replantá-las anualmente, substituindo o vaso por um tamanho maior e incorporando substrato próprio para orquídeas que são vendidos nos comércios especializados;
- Os vasos devem onde serão cultivadas devem ter de 15cm a 20cm de diâmetro de boca.
Informações sobre reprodução de Orquídeas
Processo simbiótico
Após a fecundação de uma flor por uma abelha, borboleta ou outro agente polinizador, o ovário se intumesce, formando uma cápsula com sementes.
Após um ano, ela amadurece, abre-se e solta as pequenas sementes que são levadas pelo vento.
Apenas germinam aquelas cujo embrião é atacado por um fungo chamado micorriza.
Somente uma porcentagem mínima de sementes vingarão e se tornarão adultas, ou seja, as que, casualmente, encontrarem condições ideais de fixação, luz e umidade.
Da fecundação até a floração, são necessários sete anos.
Sugerimos para leitura:
Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas
Processo assimbiótico
No processo assimbiótico, as sementes são germinadas dentro de laboratórios.
Descoberto em 1922, pelo professor americano Lewis Knudson, o mesmo efeito do fungo micorriza foi produzido em laboratório.
Esse tipo de reprodução começa dentro de frascos até ser repassado para os vasos. Também nesse processo, as plantas levam até 7 anos para florescerem.
Outro processo de reprodução de orquídeas é o da cultura meristemática, descoberto pelo cientista francês Georges Morel.
Ele possibilita a obtenção de centenas de novas mudas, em apenas um ano, a partir de uma simples gema de um broto, ainda de uma ponta de raiz ou de uma haste floral.
Esse método, além da rápido, tem como vantagem o fato de que as plantas serão idênticas à planta-mãe.