Conheça mais sobre essa maravilha que é a flor de lavanda e aprende como cuidar e ter em casa para decorar e dar mais harmonia aos cômodos
A lavanda é uma das plantas mais populares do mundo. Sua origem são as regiões montanhosas do Mediterrâneo, onde o clima é seco e ensolarado.
Seu nome é derivado do latim “Lavare”, que significa lavar, pois é muito utilizado em banhos e perfumes. É uma planta muito rústica e resistente que é fácil de manejar em casa.
Separamos para você algumas dicas importantes para que você tenha mais sucesso no cultivo dessa variedade a partir de sementes de lavanda:
Escolha um local ensolarado para a flor lavanda
As lavandas são plantas muito tolerantes ao calor e ao frio, mas precisam de pleno sol para crescer de forma saudável. A luz solar também é um fator importante na produção de óleos essenciais pelas plantas.
O solo deve ser bem drenado e não desperdiçar
O solo muito pegajoso acabará retendo mais umidade, o que não é adequado para o crescimento de lavanda. Os solos com características mais arenosas são os utilizados para este cultivo.
Se for plantar em vasos, não se esqueça de fazer uma camada de drenagem para o fluxo de água correto.
Leia também: Espada de São Jorge – Dicas para decorar a casa com essa linda planta
Quebre a dormência das sementes
A dormência é um mecanismo de proteção das plantas que garante a germinação nas condições mais favoráveis ao desenvolvimento da planta.
Ao quebrar a dormência da semente, aumentam as chances de uma germinação uniforme e mais rápida. Recomenda-se colocar as sementes em papel húmido antes do plantio, depois colocá-las na geladeira (3 a 5°C) por pelo menos 3 semanas (de preferência 5 semanas), embrulhadas em filme plástico para evitar a perda de umidade por evaporação. nesta etapa, você pode continuar semear.
Regue diretamente no solo para não molhar as folhas da sua flor lavanda
Quando as folhas estão molhadas, a umidade residual pode tornar a planta mais suscetível a doenças e prejudicar seu desenvolvimento. Injete cuidadosamente a água diretamente no substrato. Uma vez desenvolvida, a lavanda tolera bem a seca prolongada.
Faça a poda anual da sua flor lavanda
Depois que a planta tiver completado seu primeiro ano de vida, podar os galhos no final do verão ou início da primavera para remover todas as flores secas e caules de flores. Com a ajuda de uma tesoura de poda, corte os galhos abaixo do terceiro garfo de cima para baixo da planta.
As sementes de lavanda ou lavanda comercializadas pela ISLA pertencem à espécie Lavandula Angustifolia, também conhecida como lavanda inglesa, uma das mais de 40 espécies de lavanda e a variedade mais comum para a produção de óleos essenciais. Comparado com outras lavandas, seu aroma é mais leve e doce.