A orquídea capuz-de-freira, cujo nome científico é Phaius tankervilleae, variedade albus,
é uma planta tropical terrestre com folhas grandes dobradas e flores vistosas verde-claras e
brancas que se parecem com o hábito (parte que cobre a cabeça) branco e brilhante de certas freiras católicas.
Um solo úmido e rico em húmus, luz indireta do sol e temperaturas confortáveis entre 15 e 26 °C são a base para um crescimento bem-sucedido.
[yt_Inserter_Single_Video id=”993″]
Requisitos para cultivo em áreas externas
1 A orquídea capuz-de-freira deve ser plantada somente em locais que nunca ficam expostos a temperaturas muito baixas. O solo deve ser úmido, bem drenado e rico em composto ou húmus. No inverno, deixe a terra ficar ligeiramente seca e evite molhar a folhagem quando for regar a orquídea.
2 Certifique-se de que esta orquídea terrestre receba uma luz indireta ou fique sob sombra parcial debaixo da copa protetora de árvores ou arbustos altos.
3 Aplique fertilizantes de forma leve e frequente, da primavera até o outono, quando a orquídea estiver efetivamente crescendo. Fertilizantes líquidos podem ser utilizados, mas devem ser aplicados utilizando somente 1/4 de sua potência, conforme as instruções do rótulo. Não fertilize durante o período mais seco do inverno.
4 Depois que a orquídea florescer, transplante as moitas maiores. Mantenha a maior parte da massa de raízes quando for separar a muda e replantá-la.
Requisitos para cultivo em áreas internas
1 Plante a orquídea em um recipiente espaçoso para acomodar suas raízes numerosas. A terra deve ser à base de turfa, úmida e bem drenada.
2 Coloque a orquídea em um recipiente em uma janela bem iluminada sem luz direta do sol. A umidade deve ser alta e pode ser facilmente aumentada em um ambiente doméstico comum ao colocar o vaso em cima de um prato com pequenos seixos e água. A planta também pode ser borrifada.
3 Molhe a orquídea para manter o solo úmido, mas sem encharcar. No inverno, a planta deve ficar ligeiramente mais seca antes da próxima irrigação. Utilize água na temperatura ambiente, não fria. Não jogue água nas folhas.
4 Aplique fertilizantes durante a época de crescimento, da primavera até o outono, em cada terceira irrigação, utilizando um fertilizante específico preparado somente com 1/4 de sua potência, conforme as instruções da caixa. Não fertilize durante o inverno.
5 Considere a possibilidade de transferir a planta de vaso somente depois que a orquídea se agarrar ao recipiente, como depois de dois a três anos. Mantenha o máximo possível da massa de raízes quando for transplantá-la para um recipiente maior. O transplante deve ocorrer depois da floração, não durante ou depois que o talo da flor começar a emergir.
Fonte do Vídeo: Kohji Nagatani
Fonte das Informações: ehow.com.br