Confira ótimas dicas de replante das orquídeas Phalaenopsis para colocar em prática e sempre saber o que fazer
Phalaenopsis foi nomeado por Karl Ludwig von Blume de duas palavras gregas: phalaina, phalena, mariposa e opsis, visão.
O gênero se originou em países da Ásia tropical (Filipinas, Indonésia, Malásia, Sumatra, China e Taiwan). Separamos algumas perguntas e respostas bem comuns para quem quer crescer e cultivar essas lindezas. Verificar:
Onde é o melhor lugar para crescer?
Sem temperaturas extremas, esta espécie gosta muito de climas amenos e muita luz, pelo que se desenvolve bem e rapidamente.
Sem luz solar direta ou frio abaixo de 17º C. Para proteger contra a luz solar direta, cortinas ou redes de sombra podem ajudar.
Qual é o substrato ideal para Phalaenopsis?
Por ser uma flor pendurada, o substrato ideal é uma mistura de casca de pinus média (pedaços de um a dois centímetros para evitar acúmulo de umidade) com fibra de coco (se não contiver resina, tome cuidado, pois secará evitando a sedimentação danos às plantas em substratos de desenvolvimento radicular) ou turfa e um pouco de leite, carvão ou até mesmo partes iguais de pequenos pedaços de cortiça.
Como resultado, a planta é capaz de reter água suficiente em suas raízes robustas, garantindo uma boa drenagem e evitando que a água se acumule no vaso.
Como regar?
Durante a estação quente, você pode regar uma ou duas vezes por semana com um ou dois copos de água de cada vez e permitir que o excesso de água escorra.
Você também pode submergir o vaso em um recipiente com água e, após dez minutos, escorra o suficiente para remover o excesso de água.
Durante os meses mais frios, regue apenas uma vez por semana, seguindo os mesmos passos da remoção do excesso de líquido. O horário recomendado é sempre pela manhã.
Quando é a época de floração?
As flores de Phalaenopsis são estimuladas pelo calor e pela luz na primavera e permanecem em flor por vários meses.
Quais são as doenças comuns das Orquídeas Phalaenopsis ?
Piolhos, ácaros e cochonilhas podem atacar orquídeas, especialmente durante os meses mais quentes e úmidos. Os fungos aparecem após muitos ataques (verifique folhas pegajosas e manchas pretas).
Neste caso, mantenha as plantas limpas, ventiladas e use inseticidas e/ou fungicidas. Ele vai queimar se exposto à luz solar forte. Mas a principal causa da morte das orquídeas é o excesso de água.
Leia também: 09 Dicas primordiais de cultivo de orquídeas para sempre ter em mãos
Replantio de Phalaenopsis
5 dicas para replantar orquídeas Phalaenopsis:
1- Apare o caule (ou espigão). Se estão saudáveis e verdes, corte uma polegada (2,5cm) acima do nó superior. Os chamados nós ocorrem em intervalos regulares ao longo do caule da orquídea e parecem cobertos por uma pequena folha de formato triangular.
Se o caule da orquídea morreu e está amarelo ou marrom, corte todo o caule, ou uma polegada acima do nó inferior;
2- Remova sua orquídea do recipiente antigo, removendo qualquer substrato que estiver preso às raízes;
3- Apare quaisquer raízes mortas ou prestes a morrer. Essas raízes estarão marrons e macias, ao contrário das vivas que são firmes e brancas (ou verdes);
4- Coloque a orquídea no novo recipiente.
Encaixe-a de modo que a base da folha mais baixa fique aproximadamente meia polegada abaixo da borda ou a mesma profundidade do vaso anterior;
5- Delicadamente, espalhe o novo substrato ao redor das raízes pressionando para baixo com os dedos, muito levemente.
Depois aperte cuidadosamente o pote para ajustar o substrato. Continue a preencher com o material até que ele atinja a altura da base da folha mais baixa.