A Vanda é uma orquídea de origem asiática que necessita de calor e umidade.
Não sabe o que é NPK? Vive perdido na prateleira de fertilizantes da floricultura?
Pode florescer até quatro vezes por ano em condições idéias, mas, se a temperatura baixar a 15 graus, ou menos, durante algumas semanas, pode entrar em estado de repouso ou estagnação por vários meses.
Sugerimos para leitura:
Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas
Adubando sua vanda corretamente
As Vandas precisam de muito alimento, pois crescem indefinidamente. Com isso para se manterem fortes, saudáveis e com excelentes e várias floradas anuais, é muito importante fornecer uma boa alimentação a elas.
Preferimos o adubo Plant Prod, usado em duas formulações: 20-20-20 ou 15-30-15 (quando sai o pendão floral) na concentração de 1 gr / l (gramas por litro).
Além do Nitrogênio, Fósforo e Potássio que são indispensáveis às plantas, este adubo também dispõe em sua formulação outros micronutrientes. Adubamos as plantas semanalmente.
Nos usamos o adubo balanceado 20-20-20 e quando esta saindo o botão floral separamos e usamos o 10-30-20, para auxiliar no crescimento e fortalecimento da haste floral e as flores.
A adubação deve ser feita diluindo-se bem o adubo em água e após regando toda a planta abundantemente.
O adubo deve ser aplicado preferencialmente cedo pela manhã antes do sol bater nas plantas. Mensalmente usamos um complexo vitamínico (Superthrive) que auxilia o bom desenvolvimento da planta.
Como usar o abudo corretamente na orquídea vanda
Sugerimos para leitura:
Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas
Floração abundante
Você já sabe que o principal fator para uma excelente floração das vandas é a quantidade de luz que ela recebe.
As vandas podem florescer até quatro vezes ao ano e a cada florada portar mais flores em suas hastes.
Uma vanda bem florida é fascinante.
Alguns cuidados neste período podem ser bem interessantes para deixar a sua planta ainda mais bonita. Quando os botões já estiverem definidos, evite borrifá-los com adubo.
Essa regra também vale para as flores, pois o sal do adubo junto com sol e calor podem provocar micro-queimaduras nas pétalas, prejudicando muito a estética da planta.