Dipladenia é é uma trepadeira volúvel, pertence à família Apocynaceae. O nome dipladenia vem das palavras gregas ‘di’ que significa dois e ‘platanias’ que significa folhetos
Portanto, o nome refere-se a dois folhetos. Existem mais de 100 espécies de dipladenias, e cada uma tem uma cor única, forma de flor, hábito de crescimento e outras propriedades.
Algumas dipladênias crescem em aglomerados e são chamadas de espigas. Diatraea cornigera é uma dipladenia popular devido às suas flores pontiagudas.
Em algumas partes dos Estados Unidos, as dipladenias são chamadas de flores de aranha por causa de sua aparência dramática quando o vento as sopra.
A cor azul brilhante das flores da dipladenia é uma defesa natural contra animais que procuram néctar. A cor da planta também lhe confere um lugar de destaque no seu jardim.
Além disso, os picos da planta resistem bem em condições de vento. Isso protege as flores de serem danificadas ou destruídas por animais que as comem, mas também exibe a salubridade da planta aos olhos humanos conforme ela se move com o vento.
Como cuidar da dipladênia
A maneira mais fácil de cultivar uma dipladenia é em um jardim ao ar livre. A planta cresce facilmente na maioria dos tipos de solo, pois não possui requisitos específicos além de uma boa drenagem.
Você também pode criar uma área interna para sua planta usando uma caixa de janela ou um recipiente. Remova todo o solo do recipiente para que apenas o meio de crescimento sólido permaneça.
Encha o recipiente com água de forma que cubra metade do meio sólido; isso dá à sua planta boa umidade, evitando o crescimento excessivo que pode danificar suas plantas ou tetos.
Você pode até adicionar umidade à sua área interna colocando uma bandeja cheia de seixos úmidos sob o recipiente de suas plantas.
Outra maneira de cultivar uma dipladênia é comprar uma planta já estabelecida em um viveiro ou fonte online. Como elas já estão cultivadas e prontas para serem usadas, você não precisa gastar horas planejando sua área de plantio ou cultivando suas próprias plantas a partir de sementes.
Você pode até encontrar dipladênia já com espinhos a preços mais baixos do que variedades sem espinhos porque os produtores sabem que os consumidores querem suas plantas pré-cultivadas e prontas para exibição.
Confira: Orquídea vanda como cuidar dessa espécie linda e muito comum
Como a flor é fácil de cultivar, ela pode ser comprada em um preço mais baixo do que outras variedades de flor de aranha.
Cultivar você mesmo permite que você cuide dele especificamente para atender às suas necessidades – quer isso signifique cultivá-lo ao ar livre ou em ambientes fechados com umidade e controle de temperatura.
Dipladenia é frequentemente confundida com a planta Mandevilla. Embora existam algumas semelhanças importantes, também existem diferenças notáveis.
Dipladenia tem folhas lisas e brilhantes e uma aparência mais arbustiva. Mandevilla, por outro lado, tem folhas mais finas e com textura mais longa e uma aparência menos espessa, semelhante a uma videira.
As flores das duas plantas são semelhantes, embora as flores da Dipladenia sejam geralmente menores.
Dipladenia cresce em arbustos menores que não crescem verticalmente até serem treinados e não podem subir à mesma altura que Mandevilla.
Estas plantas com flores podem ser cultivadas em recipientes ou ao ar livre como trepadeiras.
As dipladênias requerem cuidados ou manutenção especiais?
Remova regularmente as flores murchas para promover a floração. Limitar a formação de frutas incentivará flores frescas.
Quais são as necessidades de iluminação e os requisitos de temperatura?
A dipladenia prospera em pleno sol e precisa de 6 a 8 horas de luz solar por dia, portanto, certifique-se de que seu recipiente ou local de plantio atenda às suas necessidades de iluminação.
Se você planeja mantê-lo do lado de fora, certifique-se de que a temperatura em sua área não caia abaixo de 15º graus Celsius.
As plantas prosperam em temperaturas entre 18 ° a 22° C e 50% a 60% de umidade. Podar suas plantas Dipladenia no início da primavera para promover a floração. Se você mantiver as plantas de Dipladenia em recipientes, pode-as levemente ao replantar.
Como propagar flores de Dipladenia?
Use luvas ao manusear e propagar Dipladenia, pois os caules contêm uma seiva leitosa que pode causar irritação na pele.
Embora seja considerado não tóxico, geralmente é melhor mantê-lo longe de animais de estimação e crianças pequenas.
O primeiro passo na propagação é cortar um pedaço de 4 a 6 polegadas da ponta verde e flexível da planta (evitando as partes lenhosas mais velhas do caule).
Depois de mergulhá-lo no hormônio de enraizamento, coloque-o em uma mistura de envasamento úmida e bem drenada.