Aprenda com fazer um dos melhores substratos para fazer sua orquídea fica bem bonita, florida e evitar doenças.
Qual fertilizante usar em sua orquídea?
Há muitos tipos de fertilizantes que você pode usar na sua orquídea, mas o mais recomendado é o NPK 20-20-20.
Trata-se de um pó azul, borrifado nas folhas e no substrato (a “terrinha” da orquídea, que não é exatamente uma terra, sabe?).
Use uma vez por semana, sempre nas horas de sol mais fraco, de manhã cedinho ou no final da tarde.
Normalmente, dilui-se 1 colher de café em 1 litro de água, mas é melhor seguir as orientações do rótulo, porque a diluição pode ser diferente de acordo com o fabricante.
Nunca coloque adubo a mais do que o recomendado, isso pode queimar as folhas e até matar a planta.
Já adubo em uma dosagem menor é uma boa ideia, ainda mais se você preferir adubar a planta todo dia e não uma vez por semana.
Para adubar dessa maneira “homeopática”, se a embalagem manda diluir 1 colher para 1 litro, dilua 1 colher para 10 litros e adube todo santo dia.
Esse tratamento homeopático funciona maravilhosamente bem com as micro-orquídeas, como a Masdevallia herredurae aí da foto.
Fonte da matéria e da foto: minhasplantas.com.br
Como fazer Adubo natural para orquídeas
Sugerimos para leitura:
Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas
Esse é um substrato muito intenso e que ajuda muito sua orquídea a ficar mais forte e a dar flores e a fortalecer sua planta.
Confira como fazer ai na sua casa e tirar o máximo proveito desse belíssimo adubo para plantas e orquídeas.
Cascas de bananas
Para a maioria das pessoas, a casca da banana não tem serventia. Por isso, ela acaba sendo jogada fora logo após o consumo da fruta.
O que pouca gente sabe é que essa casca pode ser utilizada para enriquecer o solo, deixando a vegetação mais saudável e bonita, já que é rica em elementos como o fósforo e o potássio.
Para isso, basta cortar algumas cascas em cubinhos e colocá-las junto às plantas.
Cascas de vegetais
As cascas de alguns vegetais, como abóbora, cenoura, batata e chuchu, também podem ser usadas na adubação das plantas, pois são ricas em vitaminas.
Para ajudar no crescimento saudável, basta cortar esse material em cubos e misturá-lo à terra do canteiro, do vaso ou adicioná-lo ao xaxim.
Casca de ovo
Alguns alimentos que provavelmente iriam para o lixo podem ser reutilizados como adubos caseiros. Um exemplo disso é a casca de ovo, que é um dos adubos para plantas mais usados naturalmente.
A casca de ovo é rica em cálcio e potássio, o que ajuda muito o desenvolvimento de diversas espécies.
Para fazer, lave e triture as cascas de ovo com a ajuda de um pilão. Após formar uma espécie de “farofa”, aplique na terra em volta da planta.
Borras de café
Ricas em azoto, fósforo e potássio, as borras de café também são excelentes adubos naturais. Você pode colocá-las na compostagem ou diluí-las em água. O ideal é não colocar a borra diretamente na terra.