A romã é uma fruta popular em muitas partes do mundo. Tem uma casca de romã distinta com muitas sementes dentro
Os agricultores cultivam romã comercialmente e os consumidores podem comprá-la fresca ou enlatada. As pessoas usam romã para fazer suco e outros produtos doces, sucos e bolos.
Muitas pessoas comem romã para promover a saúde e o bem-estar. As sementes de romã têm muitos benefícios para a saúde.
A romã é uma fruta composta de muitas sementes minúsculas e crocantes. A fruta é rica em antioxidantes e vitamina C. Além disso, as romãs fornecem doçura natural aos alimentos e bebidas.
As pessoas usam romã para fazer suco e outros produtos de frutas. Também o utilizam para fazer compotas, geleias, xaropes e conservas.
As romãs também têm muitos benefícios para a saúde como uma fruta autônoma. Além disso, os pesquisadores estão analisando os benefícios potenciais da romã como suplemento.
A romã é um medicamento popular popular em países como Índia, Irã e Turquia. As pessoas usam a romã para prevenir doenças cardíacas e melhorar a saúde geral e o bem-estar.
Além disso, as pessoas usam romã para tratar diabetes, indigestão, constipação e síndrome do intestino irritável.
Veja também: Quiabo e benefícios para saúde desse vegetal e curiosidades
Informações nutricionais da romã
São muitos os benefícios da romã. O óleo de semente de romã fornece ácido punícico, um ácido graxo poliinsaturado ômega-5 benéfico exclusivo das romãs – isso não é legal?
A punicalagina e o ácido elágico são dois polifenóis antioxidantes clinicamente estudados encontrados nas romãs.
Curiosamente, a urolitina A, um metabólito de envelhecimento saudável desses antioxidantes, é produzida por bactérias intestinais após a ingestão de frutas como romãs e morangos.
Aqui estão alguns outros nutrientes importantes que as romãs contêm:
Vitamina C
Vitamina K
colina
Magnésio
Potássio
Selênio
Fibra… e muito mais!
Benefícios para a saúde da romã
Saúde cardiovascular — Um dos principais benefícios da romã é sua capacidade de apoiar o coração e o sistema vascular, incluindo a saúde do endotélio (a camada de células que reveste o revestimento dos vasos sanguíneos e do coração) e da íntima (interna e externa ) meios de comunicação. a camada média da parede arterial). Este suplemento para a saúde do coração demonstrou apoiar os já saudáveis níveis de triglicerídeos, colesterol HDL e pressão arterial.
Saúde Metabólica – Em um ensaio clínico randomizado e duplo-cego, as romãs ajudaram a inibir os fatores inflamatórios Interleucina-6 e hs-CRP, apoiando assim a saúde metabólica. As romãs também podem suportar níveis de glicose já saudáveis e um metabolismo de insulina saudável.
Saúde das articulações — Os polifenóis da romã podem inibir o estresse oxidativo e promover uma resposta inflamatória saudável. Eles também ajudam a manter as articulações saudáveis - permitindo que você se mova livremente!
Desempenho atlético — Semelhante às cerejas ácidas, as romãs foram estudadas por sua capacidade de promover resistência, desempenho e recuperação de exercícios devido à sua capacidade de apoiar o fluxo sanguíneo e inibir o estresse oxidativo.
Saúde Celular – Embora sejam necessárias mais pesquisas em humanos nesta área, estudos in vitro sugerem que a romã ajuda a manter a replicação e a divisão celular saudável e pode apoiar a saúde da próstata e do tecido mamário.
Saúde do cérebro – Em um estudo randomizado controlado por placebo em adultos de meia-idade e idosos, as romãs apoiaram o aprendizado visual e a memória.