Confira informações da planta da espécie amarílis e dicas com os cuidados para quem deseja ter ou já tem em casa ou no jardim
Amaryllis, ou amarilis, é um gênero de bulbos nativos da Ásia e da Europa. Eles são nomeados para a figura mitológica grega Amaryllis, que nasceu de um botão no dedo da deusa Afrodite.
Curiosidades da espécie Amarílis
A amarílis mais famosa é o icônico bulbo de amarílis, que é comumente usado em arranjos florais e como decoração de jardins. O nome desta flor vem da palavra árabe ‘amar’, que significa ‘orvalho’ ou ‘água pingando’.
O amarílis é nomeado após a figura mitológica grega Amarílis, que nasceu de um botão no dedo da deusa Afrodite.
Amarillis são bulbos perenes com flores delicadas e sem pelos que aparecem em uma variedade de cores; eles têm pétalas que são de cor vermelha brilhante, amarela, laranja ou marfim.
Seus nomes vêm das palavras gregas αμαριλίς (amarylis) e πλάκος (pollos), que significam ‘murta’ e ‘chamas’, respectivamente. Devido à sua aparência semelhante a um arbusto de murta, é fácil ver como esta planta recebeu seu nome.
Confira isso: Lírios como cuidar e características de espécie linda de planta
O amarilis tem uma flor ornamentada com muitos estames. Existem três partes principais das folhas do amarilis: o corpo, que tem muitos apêndices semelhantes a pétalas; a base, que conecta o corpo à lâmpada; e a ponta, que tem uma ponta carnuda coberta de pelos coloridos.
Quando vista de cima, a ponta de cada espiga se curva para cima em um ângulo. Cada segmento do corpo também se curva para cima em um ângulo próximo à sua ponta.
Esse recurso lhes dá seu nome popular – a flor bulbosa – pois se assemelha a um bulbo com extremidades curvas.
Como cuidar da planta Amarílis
Amarillis crescem melhor em locais com solo uniformemente úmido e boa exposição à luz solar. Eles exigem rega regular para evitar o murchamento e requerem solo rico para crescimento e coloração ideais.
Eles são suscetíveis a danos causados pelo gelo e devem ser mantidos longe de fontes de calor e correntes de ar frio.
Os proprietários devem manter seus amarílis longe de gatos e cães, pois esses animais tendem a desenterrar bulbos e destruí-los.
De um modo geral, os amarilis são resistentes em quase todas as condições, se tiverem água e luz solar suficientes.
Para cultivar seu próprio amarilis, você deve primeiro comprar uma lâmpada que tenha folhas de tamanho médio.
Confira: Bromélia como cuidar e curiosidades para ter em casa
Plante seu bulbo em solo com boa umidade e exposição à luz solar. Dê à sua planta regas semanais até que comece a crescer folhas.
Com o tempo, sua planta crescerá várias folhas ao longo de seu caule; quando isso acontecer, você pode parar de regar sua planta para que ela cresça em seu tamanho máximo.
Uma vez que sua planta tenha folhas grandes o suficiente para usar, você pode começar a colher seus bulbos!
Basta colocar cada um em uma geladeira por vários dias antes de usá-los para fins decorativos ou remédios de ervas.
Amarillis são populares por suas flores ornamentadas e surpreendentes propriedades medicinais. Sua forma bulbosa os torna fáceis de armazenar – basta mantê-los longe de animais e geadas para um crescimento ideal!
Suas características os tornam um presente ideal para qualquer ocasião ou como parte de um esquema de decoração de jardim de flores.