Um dos objetos que pode ser feito utilizando a técnica do crochê são as bolsas porta copos, que são ideais para proteger a superfície dos móveis e deixar a mesa mais bonita. Para fazê-las, é necessário conhecer os pontos básicos do crochê, tais como o ponto baixo, o ponto alto e a correntinha, além de saber como seguir um gráfico.
O crochê é uma técnica artesanal que envolve a criação de peças através da utilização de agulha e fio. É uma atividade que pode ser praticada tanto por iniciantes como por pessoas mais experientes, e que possibilita a criação de uma grande variedade de objetos, desde roupas e acessórios até itens de decoração e utilidades domésticas.
Existem muitos tutoriais disponíveis na internet que ensinam o passo a passo para fazer bolsas porta copos de crochê, que incluem desde a escolha do fio até a finalização da peça com a alça. É importante lembrar que cada bolsa pode ser personalizada de acordo com as preferências de quem está fazendo, utilizando diferentes cores de fio e tamanhos de agulha.
Fazer bolsas porta copos de crochê pode ser uma atividade relaxante e prazerosa, além de ser uma forma de produzir objetos úteis e personalizados. Além disso, a técnica do crochê pode ser uma fonte de renda extra para quem tem habilidade e gosta de trabalhos manuais, já que as bolsas porta copos podem ser vendidas em feiras, bazares ou pela internet.
Veja também: Faça belo tapete de crochê no modelo Dubai com gráfico e passo a passo
Como fazer Bolsa Porta Copos de crochê passo a passo
Neste tutorial, mostraremos como fazer uma Bolsa Porta Copos de crochê passo a passo, utilizando os seguintes pontos e abreviações:
p. (Ponto)
pts. (pontos)
trab. (trabalhe ou trabalhando)
ag. (agulha)
rep. (repetição ou repetições)
rem. (rematar)
acomp. (acompanhando)
corr. (Correntinha)
p.b.x. (Ponto Baixíssimo)
carr. (Carreira)
laç. (Laçada)
p.a. (Ponto Alto)
p.b. (Ponto Baixo)
aum. (aumento de 2 pontos altos no mesmo ponto de base).
Para a execução, utilize o Gráfico 1 e o Gráfico 2
Passo a passo detalhado
Passo 1:
Para iniciar, comece com o fio Uva e faça um anel mágico. Na primeira carreira, faça 3 corr. e 9 p.a. dentro do anel, fechando com p.b.x. (10).
Passo 2:
Na segunda carreira, faça 3 corr., 1 p.a. no mesmo p. de base, 9 aum., fechando com p.b.x. (20).
Passo 3:
Na terceira carreira, faça 3 corr., 1 aum., 1 p.a., 1 aum. rep. de a mais 9 vezes, fechando com p.b.x. (30).
Passo 4:
Na quarta carreira, faça 3 corr., 1 p.a., 1 aum., 2 p.a., 1 aum. rep. de a mais 9 vezes, fechando com p.b.x. (40).
Passo 5:
Na quinta carreira, faça 3 corr. e 39 p.a., pegando na alça de trás do p. de base, fechando com p.b.x. (40). Reserve o fio.
Passo 6:
Para continuar, siga o Gráfico 2 utilizando o fio Uva do Gráfico 1. Na primeira carreira, faça 4 corr., pule 2 pts. de base, 1 p.b., rep. de a mais 11 vezes.
Passo 7:
Finalize a última alça com 2 corr. e 1 p.a. sobre a corr. inicial da carr. Na segunda carreira, faça 4 corr., 1 p.b. sobre a próxima alça de base, rep. de a mais 11 vezes.
Passo 8:
Finalize a última alça com 2 corr. e 1 p.a. sobre a corr. inicial da carr.
Passo 9:
Continue acompanhando o Gráfico 2, trabalhando em carr. circulares e realizando as devidas trocas de cores. Ao finalizar, remate os fios.
Passo 10:
Para fazer a alça, corte 4 fios na cor Pink e 4 na cor Uva, com 86 cm de comprimento cada um, torcendo os fios formando um único cordão.
Passo 11:
Dê um nó em cada extremidade para que a torção não desmanche e faça 2 tasséis, prendendo um em cada extremidade da alça.
Passo 12:
Costure a alça sobre a última carr. do Gráfico 2, uma ponta de cada lado da peça, deixando os tasséis soltos na lateral.
Confira: A melhor dica para acertar o ponto 3D tridimensional