O kiwi é o favorito de muitas pessoas. Esta fruta é comumente chamada de ovo de fruta da Nova Zelândia. O nome kiwi vem da língua maori e significa ‘ouro’. O kiwi é verde quando imaturo e fica amarelo quando maduro.
Todas as espécies de kiwi são nomeadas para a parte da Nova Zelândia de onde são originárias. Existem quatro espécies conhecidas de kiwi, sendo a mais popular o kiwi que dá frutos corporais.
Benefícios do Kiwi
As plantas de kiwi são simples de cultivar e têm um longo período de floração. Eles têm grandes folhas verdes brilhantes e flores brancas que lembram chapéus de ursinhos de pelúcia. Os frutos crescem em um cacho terminal solto e podem ter até 15 centímetros de comprimento e 10 centímetros de diâmetro.
A pele externa é lisa e dura; a carne por dentro é macia e gelatinosa. A carne interna é doce, com um toque de acidez. Os kiwis têm muitos benefícios nutricionais, como fibras, vitamina C, beta-caroteno e cálcio. Eles também são bons para a pele, pois são ricos em vitamina A.
Veja: Como plantar maracujá e benefícios da fruta para a saúde
Os kiwis geralmente são consumidos crus, mas podem ser cozidos e preservados para uso posterior. A pele exterior pode ser retirada antes de cozinhar; isso revela a carne macia e doce por dentro. Você também pode cozinhar o kiwi sem a casca; isso fará com que a pele murche e fique amarga.
Você também pode congelar os kiwis antes de cozinhar para conservá-los para consumo posterior. Você também pode cortá-los em palitos ou cubos antes de congelá-los para facilitar o consumo depois. Congelá-los reduz sua doçura, mas facilita o preparo da fruta em porções menores.
Kiwi, uma fruta deliciosa para muitos usos
Os kiwis têm muitos usos – eles têm um ótimo sabor fresco ou em conserva e têm inúmeras propriedades medicinais, bem como valor comercial como produtos alimentícios. Por exemplo, os kiwis são usados em sobremesas, sorvetes e iogurtes nas culturas orientais.
Também são utilizadas na confecção de compotas, em cocktails ou mesmo recheadas com ingredientes como chocolate derretido ou compota de framboesa no seu interior. Além do uso culinário, os kiwis são usados em cosméticos como um agente antienvelhecimento devido às suas altas quantidades de vitamina C e antioxidantes.
Os kiwis são deliciosos e trazem inúmeros benefícios à saúde quando consumidos frescos ou em conserva – eles são são um lanche popular em toda a Nova Zelândia e outras partes do mundo, graças à sua aparência e sabor únicos. Qualquer pessoa pode cultivar uma planta de kiwi graças aos seus hábitos de cultivo fáceis!