Cuidado: 3 Coisas Importantes Que o Vendedor Nunca Diz Sobre Orquídeas

Orquídeas fazem parte da maior família floral do mundo, com mais de 35 mil espécies espalhadas por todos os continentes – exceto a Antártida. Algumas são de clima quente, outras de lugares frios, umas preferem viver sobre as árvores, outras se contentam com um quinhão de terra adubada.

De fato, essa variedade botânica pode dificultar a vida dos orquidófilos iniciantes, mas isso não justifica o monte de informações desencontradas, superficiais e até erradas que recebemos em muitas floriculturas.

Aqui vão três dicas fundamentais para você não se perder no blábláblá do vendedor (há muitas outras orientações no site Minhas Plantas, especialmente nas abas TV e Dúvidas).

1. Orquídeas morrem mais de sede do que afogadas

Nos meus cursos de orquídeas para iniciantes, há um momento que arranca “oh!” dos alunos: é quando coloco o vaso embaixo da pia e encharco a planta toda, inclusive as folhas, até que o vaso de barro tenha ficado escuro de tão molhado. Se você regar sua planta assim duas vezes por semana, verá que ela ficará mais bonita e cheia de brotos.

2. Seu vaso provavelmente está em local escuro demais

Orquídea que não dá flor há muitos anos e está com a folhagem bonita só precisa de uma coisa: mais luz. Eventualmente, até sol. Foi isso mesmo que você leu: s-o-l. O sol da manhã, aquele fraquinho que a gente leva as crianças na praia, faz bem para quase todas as espécies de orquídeas. A mesa da sala pode até ser perfeita para enfeitar com um vaso florido, mas ele deve ficar ali só temporariamente. Acabadas as flores, coloque a planta em local mais iluminado.

3. Sua planta sempre vai ter problemas – e tudo bem

Um dia é lesma, no outro, pulgão, semana passada foi lagarta, no mês que vem vão surgir manchas fúngicas… A lista de problemas em plantas é enorme, mas os orquidófilos control freak acreditam piamente que suas orquídeas precisam ser impecáveis, sem uma pintinha sequer.

Se você não pretende virar babá de planta, aqui vão duas verdades: orquídea bem nutrida não fica doente e é capaz de se defender sozinha. Duvida? Repare como na natureza as orquídeas vivem cheias de pintas, mordidas e buracos e, mesmo assim, dão flores de montão.

Fonte: minhasplantas.com.br

Manual Completo de Como Cuidar de Orquideas

3 comentários

  1. Neiva franco Responder

    Com as dicas q vcs dão, cada dia melhoro os cuidados com as meninas

  2. Denyse Responder

    Eu sou completamente apaixonado por orquídeas. Elas são maravilhosas e merecem realmente o melhor cuidado possível. Sempre leio esses artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.